Download
Opera é um navegador web mundialmente conhecido, porém não tão utilizado quanto seus principais concorrentes, o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Isso não quer dizer que o browser é pior do que seus concorrentes, mas ele realmente teve algumas versões passadas muito infelizes
Todavia, suas últimas atulizações corrigiram praticamente todos os erros do passado, principalmente aqueles relacionados à marcação de páginas favoritas. Alem disso, seu desempenho foi consideravelmente melhorado. Com isso, ele se tornou um concorrente à altura na acirrada briga pela liderança na web.
Novidades na interface
O Opera tem mudado bastante sua interface nos últimos anos a fim de encontrar uma boa solução para combater a concorrência, e, pelo que parece, os desenvolvedores finalmente conseguiram algo estável e concreto para oferecer aos usuários.
A estrutura principal continua a mesma, com uma aparência bem sóbria e bastante similar ao que já encontramos nos concorrentes, mas a tela “Speed Dial”, aquela que traz seus sites favoritos organizados em grade, foi reformulada e está mais bonita. Ela também agregou as funções do antigo menu “Descobrir”, que traz notícias relevantes para o usuário, e “Marcadores”, a área que organiza os favoritos que você marca na web.
Marcadores
Outro elemento que chama atenção no Opera é o sistema de marcadores. Isso é conhecido nos demais navegadores como “Favoritos”, mas nele o item funciona de uma forma muito mais avançada. Há uma tela específica para eles, e, nesse elemento, você encontra uma organização de pastas de marcadores à esquerda e uma tela para exibição de itens à direita.
É possível pesquisar marcadores, reorganizar tudo que estiver por ali e até compartilhar pastas de marcadores com amigos. Para isso, basta abrir uma pasta de marcadores, selecionar os itens que serão compartilhados e, em seguida, tocar em “Compartilhar”. Imediatamente, um link será dado a você para enviar a quem quiser. As pessoas que o receberem podem acessar isso e importar para seus navegadores ou simplesmente conferir os detalhes.
Fora isso, aqueles problemas terríveis de importação de favoritos das versões passadas do Opera acabaram. Agora, isso funciona como deveria funcionar, e, ao fazer a importação, seus favoritos são imediatamente convertidos em marcadores com miniaturas que se integram ao estilo visual do navegador. Dados de navegação, como históricos e senhas salvas, também podem ser importados.
Segurança
Recentemente, o Opera ganhou algumas melhorias no quesito segurança e recebeu duas funções interessantes. Embora não sejam muitas, as novidades deixam o navegador mais estável e funcional.
A primeira das novidades é a volta do sistema de pré-visualização de abas. Com ele, em vez de abrir uma página para visualizar o conteúdo, basta passar o mouse sobre o título e conferir tudo sem sair do site em que você está navegando no momento. Para utilizar essa função, é só clicar no botão de expansão de abas (a seta para baixo do lado da opção de minimizar) e passar o mouse sobre os itens na popup mostrada na tela.
Sincronização
Essa última atualização do Opera trouxe para o navegador uma função que muitos usuários do Chrome já conheciam e que pode ser muito útil no seu dia a dia. A sua Conta Opera agora permite não apenas sincronizar favoritos como também permite sincronizar todo o seu histórico de navegação entre smartphones e computadores.
Isso quer dizer que todos os sites que você acessou no celular ficarão registrados também no seu computador. Na sua nova tela do Speed Dial, clique na função “Guias” e confira os históricos de navegação de todos os dispositivos conectados à sua Conta Opera.
É importante notar que essa função de sincronização só mostra o histórico de todos os seus aparelhos na versão do Opera para computadores. No celular, só é possível ver os sites que você acessou diretamente no celular. Isso pelo menos por enquanto.
Ademais, a interface do Opera 29 teve algumas mudanças na sua interface, especialmente na tela inicial. Tudo ficou mais translúcido, mas com cores foscas em vez de brilhantes. Basicamente, o navegador ficou mais parecido com o design do Windows 8 e 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário